A primeira pergunta que você deve estar se fazendo é: Por que é importante ter um Gerenciador de Anúncios? Então, vamos começar do começo e descobrir as maravilhas desta ferramenta!

No gerenciador de anúncios (Business Manager ou BM) você terá acesso à sua página e conta de anúncio. Mais que isso: você poderá criar um pixel, público personalizado, público semelhante, catálogo de anúncios e mais. Além disso, você escolhe quem terá acesso ao BM e a quais ativos (são considerados ativos: página, pixel, conta de anúncio, catálogo de produtos, aplicativo, Instagram).

Você já deve conhecer a página e a conta de anúncios, mas sabia que se você tem um e-commerce pode subir seus produtos para o catálogo de produtos e criar uma infinidade de anúncios? Para quem abandonou o carrinho, para quem visualizou e não comprou e muito mais. E sabia que ao colocar o pixel no seu site, você consegue criar um público de visitantes do seu site para fazer anúncios para eles? Essas são só algumas opções desse mundo chamado gerenciador de negócios.

Você cria um BM através deste link https://business.facebook.com/ É necessário ter um perfil no Facebook para evitar fraudes.

  • Passo 1 - Acessar site e Clicar em Criar conta
  • Passo 2 - Entrar com o login de usuário do Facebook
  • Passo 3 - Depois de logado clique em Criar conta
  • Passo 4 - Dê um nome ao gerenciador
  • Passo 5 - Identifique-se informando Nome e Email que você utilizará
  • Passo 6 - Adcione a Página, Adicione ou Crie a Conta de Anúncio da página, Adicone as pessoas que atuarão e defina os acessos delas

Agora vamos entender a diferença entre ‘Adicionar uma página’ e ‘Solicitar acesso a uma página’:

Você adiciona uma página ao BM quando você é o administrador da página e do BM. Dessa forma, ela será propriedade do seu BM. Quando você é uma agência e vai gerenciar a página do cliente, você solicita acesso a ela. Isso funciona para todos os ativos.

A agência pode solicitar acesso aos ativos do cliente ou o cliente pode adicioná-la como parceiro. Assim, o BM da agência terá acesso, mas o cliente ainda será proprietário de tudo.

Como o cliente atribui um parceiro (cliente com BM)

Em ‘Configurações do negócio’ clique no ativo (página, pixel, conta de anúncio, catálogo de produtos, aplicativo), em ‘Atribuir parceiro’ e insira o ID informado pela agência ou copie o link gerado e envie para a agência. Dê acesso Administrador ou Editor de página para a agência.

Para confirmar que deu certo, selecione o ativo e clique em Parceiros. A agência deve aparecer ali. É necessário dar acesso de parceiro a todos os ativos (página, pixel, conta de anúncio, catálogo de produtos, aplicativo).

Essa forma só é possível quando o cliente tem gerenciador de negócios (que é o ideal).
Atenção! Para gerenciar o Instagram do cliente é necessário obter login e senha, a conta não é administrada pelo BM.

Como a agência solicita acesso aos ativos (cliente com ou sem BM)

Vale frisar que para poder solicitar acesso a uma página, o gerenciador de negócios precisa ter uma página principal vinculada. O ideal é que seja a página que representa a agência. Vá em ‘Configurações’ > ‘Informações da empresa’ > ‘Página principal’.

Para solicitar acesso a um ativo vá em ‘Configurações do negócio’ > Escolha um ativo > ‘Adicionar’ > ‘Solicitar a acesso ao ativo’. Após isso, peça para o cliente liberar o acesso à página seguindo este caminho na página ‘Configurações’ > ‘Funções administrativas’ > dê ok e coloque a senha do Facebook (funciona para páginas com ou sem BM). Para os demais ativos, o cliente irá receber notificação no BM.

Para conta de anúncios, você precisará do ID da mesma. O cliente encontra essa informação no BM em ‘Configurações do negócio’ > ‘Contas de anúncio’ > Número de identificação que fica abaixo do nome da conta. Para contas de anúncios fora do BM, o cliente acha este número seguindo este caminho:‘Perfil dele do Facebook’ > ‘Gerenciar anúncios’ (no menu de opções, mesmo lugar onde tem o SAIR) > ‘Número de identificação’.

No BM da agência, os ativos precisam aparecer como ‘Isso é pertencente a indivíduos’, se o cliente não tiver BM, ou como ‘Isso é pertencente a nome BM cliente’.

Ainda falando sobre a diferença entre adicionar ativo e solicitar acesso ao ativo, seguem dois erros comuns:

Adicionar uma página do cliente no BM da agência – Erro que tem solução
Não é o certo, mas tem como resolver. A propriedade dos ativos deve ser do cliente, por isso você deve solicitar o acesso e não adicionar. Quando você adiciona, vira propriedade do seu BM. Se você fez isso, é só remover do seu BM. Mas lembre de ter alguém do cliente como administrador direto na página para que a propriedade volte pra ele.

Adicionar uma conta de anúncios no BM da agência – Erro que não tem volta
Quando você adiciona uma conta ao invés de solicitar acesso a ela, você passa a propriedade para o seu BM permanentemente. Esta ação não pode ser desfeita.

E um bônus! Melhores práticas:

  • Todos os ativos (página, conta de anúncio, catálogo de produtos, pixel, instagram, aplicativo) devem pertencer ao cliente. A agência terá somente o acesso para gerenciar.
  • Peça para o cliente cadastrar a forma de pagamento dele na conta de anúncio. Se ele não souber, você pode fazer com ele ou usar um cartão virtual para cada cliente.
  • Evite usar o mesmo cartão para mais de uma conta. Se uma for bloqueada, você pode ter problemas nas outras.
  • Se você insistir em infringir as políticas de anúncio, seu BM pode ser bloqueado e você ficará proibido de criar novas contas de anúncio. Para conhecer as políticas acesse https://www.facebook.com/policies/ads

Se tiver alguma dúvida, me manda um inbox na minha página. E acredite, o Gerenciador de Negócios é um mundo de opções para trabalhar anúncios no Facebook e se você não está usando, está perdendo possibilidades de venda.

 

 

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Especialista em marketing digital com 10 anos de experiência em planejamento, mídia online (anúncios) e redação.
Apaixonada pelas diversas possibilidades que a comunicação oferece para e-commerces e pequenos negócios.

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