Você ou seu cliente produzem vídeos para sua estratégia de posicionamento digital?

Não existe uma lista oficial de fatores para ranqueamento de vídeos no YouTube. Entretanto existem aqueles publicamente conhecidos que melhoram o posicionamento do seu vídeo.

Aqui você vai encontrar uma lista com os fatores mais importantes para ranqueamento em 2018. No final, ainda dou algumas dicas legais para melhorar a atratividade do vídeo no YouTube e manter o interesse do visitante.

Eu já trabalhava com SEO e tive ótimos resultados para muitos clientes otimizando tecnicamente sites e melhorando a escrita de diversas páginas. Devo isso a minha formação em letras em conjunto com habilidades em tecnologia que desenvolvi ao longo de quase 10 anos de trabalho no digital.

Recentemente comecei a produzir vídeos para um cliente e a estudar e testar mais profundamente técnicas de SEO, além de aplicar a um canal pessoal.

Como o conteúdo do cliente é muito técnico resolvi iniciar com pílulas, vídeos mais curtos e não muito densos. Algumas semanas se passaram apesar do feedback positivo para a percepção de marca do cliente, percebi que os vídeos mais longos continuam sendo os de melhor desempenho, maior número de visualizações e tempo assistido.

Conheça então as técnicas que utilizo para ranquear melhor os vídeos do meu cliente no YouTube.

Palavras-chave no título

Este fator já era esperado para quem entende um pouquinho de otimização para mecanismos de pesquisa, já sabemos que o título é um fator importantíssimo.

Para um vídeo não é diferente, tenha o conjunto de palavras que seu público vai usar ao buscá-lo. O mais importante é colocar estas palavras no começo do seu título.

Por exemplo, “Café mais saboroso: como melhorar o café que você faz em casa” tem melhor desempenho do que “Como melhorar o sabor do café que você faz em casa”. Caso o conjunto de palavras desejado seja “Café mais saboroso”

Tente também complementar a descrição do vídeo de forma a deixar claro o que ele pode esperar ao assistir até o fim. Descreva o conteúdo do vídeo mas não entregue o conteúdo completamente. Deixe claro o que o visitante vai obter ao assistir seu vídeo.

Tags

As tags do vídeo também são importantíssimas, não deixe de selecionar aquelas que fazem sentido para seu negócio. Elas ajudam o YouTube a entender mais o conteúdo do seu vídeo. Não use tags demais ou você pode confundir o algoritmo quanto ao assunto do vídeo.

Como no título, as tags principais do seu negócio vem primeiro. Depois use tags de cauda longa, como as palavra-chave que usamos em textos, e depois adicione tags mais amplas mas que ainda façam referência ao assunto do vídeo.

Você também pode configurar as tags mais usadas no seu canal para que sejam automaticamente adicionadas a cada vídeo e assim economizar tempo.

Não se esqueça de editar, removendo ou acrescentando tags desnecessárias a um vídeo em particular.

Curtidas nos vídeos

Sempre estimule sua audiência a curtir o vídeo que acabou de ver, assim os resultados de curtidas tendem a ser melhores.

Compartilhamento

O mesmo vale para o compartilhamento. O volume de compartilhamento e incorporação significa que as pessoas estão gostando do seu vídeo, portanto ele será exibido para mais pessoas.

Número de visualizações e tempo de visualização

Quanto mais visualizações e quanto mais tempo seu visitante vê seu vídeo, melhor posicionado ele será. Para isso crie vídeos com um bom ritmo de fala, não seja rápido demais. Dê atenção especial a qualidade e volume do áudio. Ninguém quer levar um susto com um áudio muito alto a iniciar um vídeo.

Vídeos longos têm melhor desempenho de forma geral, apesar da nossa capacidade de atenção ser curta. Quando um visitante assiste seu vídeo por mais tempo quer dizer que ele realmente se interessou e a chance de conversão é ainda maior, além do melhor posicionamento. O YouTube também anunciou que valoriza mais vídeos longos pois estes retêm os visitantes no aplicativo.

Vídeos de até 2 minutos são bons, mas tente produzir vídeos com mais de 8 minutos e até 15 minutos.

Comentários

A quantidade de comentários também demonstra a relevância e também é um fator de ranqueamento do seu vídeo. Comentários bons ou ruins ajudam a posicionar seu vídeo.

Para potencializar o número de comentários direcione sua audiência, faça uma pergunta específica que ele deve responder.

Miniaturas

As miniaturas do seu vídeo influenciam na atratividade dele. Tente criar uma imagem que contraste com as cores nativas da plataforma além de inserir na miniaturas as palavras centrais do assunto. Não use mais do que 30 caracteres na imagem.

Outras dicas

– Inicie o vídeo dizendo a sua audiência o que esperar realmente ao assistir aquele vídeo. E deixe claro que existe alguma informação importante no final dele, coloque ali um bônus de informação.

– Crie uma imagem estática que dure 20 segundos no final do vídeo para posicionar nela um botão de inscrição e uma sugestão de próximo vídeo do seu canal.

– Conte uma história ou dê exemplos reais ao produzir seu vídeo. A retenção da audiência é muito melhor quando o visitante pode relacionar o que está ouvindo a uma história real. Ainda mais se o conteúdo for muito técnico e de difícil compreensão.

– Sinais visuais: insira uma imagem de inscrição no canto inferior dos vídeos com o mesmo visual do botão original do YouTube. Esta imagem é configurada no canal. Assim você aumenta seus inscritos e eles verão seus vídeos no feed.

Deixe aqui nos comentários quais dessas estratégias você vai testar primeiro no seu canal. Muitas podem até mesmo ser aplicadas a vídeos antigos.

  • Ver +

Atua no digital desde 2009. Trabalha principalmente com desenvolvimento de sites e SEO.
Líder de Programação e Tecnologia no LadiesOn.
Membro do SMXP.
Diretora do Mulheres na Tecnologia.
Apaixonada por Café e Escaladora.

Comentários