Hey, profissional de marketing digital, você provavelmente já ouviu a máxima do “quando não se sabe aonde ir, qualquer lugar serve”, certo? Ao contrário de outras frases feitas que às vezes são apenas papo pra boi dormir, essa é uma verdade.

Mas a importância do planejamento da comunicação como um todo vai além de apenas traçar objetivos bem delimitados e metas para alcançá-los. É bem verdade que ele é a chave para qualquer estratégia bem sucedida, mas nele reside um poder que muitos ainda desconhecem: eles são uma forte isca para conquistar clientes. E falo em conquistar clientes para você mesmo, não os clientes dos seus clientes.

Há algum tempo tenho sido chamada para ministrar alguns workshops e palestras sobre a arte de planejar para as mídias sociais e, em algumas, eu me deparava com empreendedores na plateia, sedentos por desvendar todos os nossos “truques” para que pudessem eles mesmos gerenciarem as mídias de suas marcas. Agora é a hora em que alguns de vocês já devem estar pensando “É, que saco! Esse povo que não quer nos contratar e fica achando que pode fazer sozinho”. Se você foi uma dessas pessoas, tenho uma coisa para lhe dizer: ao invés de ficar apenas lamuriando que hoje em dia todo mundo se acha social media, foque em mostrar por que o empreendedor não deveria se arriscar a fazer sozinho e te contratar.

Como? O que difere um social media de verdade das pessoas que não estudaram para isso é saber desenvolver um planejamento estratégico. Não raras vezes, eu fui abordada após as palestras com alguém dizendo: “Nossa, mas eu não sabia que tinha que pensar em tanta coisa antes de começar a fazer um post, dá muito trabalho, vou até contratar alguém”. Repare que quando o cliente entende o verdadeiro valor do nosso trabalho, ele se dispõe a pagar porque ele sabe que não terá nem conhecimento e nem tempo para executar um serviço efetivo.

Por isso, invista em aprimorar suas habilidades de planejamento e, mais que isso, em mostrá-las!

 

 

 

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Relações Públicas, pós-graduada em Produção em Mídias Digitais.
Consultora em marketing digital e sócia-fundadora da agência Mafalda Comunica.
Atua na área há oito anos e já ministrou diversas palestras e cursos sobre marketing digital.

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