Usar o Dia do Consumidor em sua estratégia de marketing pode aumentar as vendas do seu negócio

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado dia 15 de março. A data foi instituída no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores:

  1. Direito à segurança
  2. Direito à informação
  3. Direito à escolha
  4. Direito à ser ouvido

No Brasil, os direitos do consumidor foram protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991). Em 2019, o dia foi comemorado hoje, dia 13 de março (quarta-feira), por ser uma data melhor comercialmente.

E, como tudo no Brasil, algumas mudanças são feitas trazendo para nossa realidade. Esse ano, ao invés de ser comemorado com promoções e/ou brindes apenas em um dia, ela está sendo prolongada por muitas lojas e e-commerces durante toda a semana e até durante o mês.

Esta data tem crescido bastante e por muitos já é chamada de “Black Friday do primeiro semestre”, segundo uma Pesquisa de Intenção de Compra publicada pelo Social Miner.

Incluir essa data comemorativa e outras importantes que estão por vir em seu calendário de planejamento pode ajudar e muito a aumentar as vendas de um negócio.

 

Planejar para agir estrategicamente

O planejamento antecipado garante uma maior eficácia da sua estratégia de divulgação e o cliente esteja preparado para essa ação. Seja com estoque, custos internos para oferecer descontos ou produção de brindes.

Por isso, é fundamental entender o negócio do seu cliente para poder mostrar a importância de cada data comemorativa e como ela pode impactar o negócio dele.

Mas, na vida real, nem tudo são flores. Você acompanhou as tendências de consumo do Google, estruturou a campanha do seu cliente e o imprevisto acontece!

Hoje mesmo, o Facebook, Whatsapp e Instagram tiveram uma instabilidade fora do comum para muitos usuários. O que levou muitos profissionais da área a mudar o foco do anúncio ou forma de entrega da campanha para que a mesma não se perdesse.

Lamentar, ou culpar esse imprevisto não vai mudar o fato ocorrido, vida que segue. Pensar à frente do que pode ser feito nos ajuda a tirar insights e formas de divulgação de acordo com a realidade do cliente.

Agora é hora de pensar nas próximas campanhas como a Páscoa, Dia das Mães , Dia dos Namorados e assim por diante. Porque o tempo não pára, mas podemos de alguma forma ter um pouco de controle pelas datas sazonais, do que pode ser planejado e executado.

 

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Empreendedora Digital, trabalho há mais de 10 anos no mercado digital principalmente com e-commerce para pequenos empreendedores.
Fundadora da Alyma, atendo pequenos empreendedores e lojistas, desenvolvendo sites, lojas virtuais, e também ofereço suporte e consultoria para clientes que desejam iniciar seu negócio online tenham uma base para alavancar seu negócio.
Estou muito feliz em poder participar desse projeto com mulheres competentes, atuantes e que já mudam o mercado digital com seu trabalho.

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