Você é do tipo que fala “minha empresa é muito pequena para estar nas redes sociais”? Prepare-se para mudar de ideia porque tem um mundo de possibilidades para o seu negócio. E eu vou te contar como aproveitar isso e ter vantagem competitiva.

Não é novidade que hoje o mundo é digital, mas você sabia que o Brasil é o terceiro país no ranking de quem passa mais tempo na internet? De acordo com um estudo feito pelo We are social, em 2017, os brasileiros passam mais de 3 horas por dia nas redes sociais e, em média, 9h navegando na internet. Isso já deveria ser motivo suficiente para a sua marca estar no digital.

Mas focando naquelas 3h diárias, vamos pensar em como você pode aproveitar isso e ganhar vantagem competitiva. Além do fato de ter diferentes redes para você se relacionar com o seu público, existem ferramentas focadas em negócios locais, ou seja, pequenas empresas. E é aí que está o principal motivo.

Existem formas de trabalhar focando no público local. Por exemplo, você pode segmentar para quem mora próximo do seu estabelecimento ou que passou por ele. Outro formato interessante, e muito útil para quem vende pelo WhatsApp, é o de colocar um botão para mandarem mensagem pelo aplicativo.

Também existem formas de anunciar incentivando as pessoas a comprarem na sua loja física. E você consegue quantificar essas vendas, calculando o retorno sobre o investimento (ROI). São tantas opções para alavancar o seu negócio que poderíamos passar um dia aqui falando sobre.

O melhor disso tudo é que você pode acompanhar os resultados em tempo real e fazer as devidas alterações. Além disso, a internet permite a realização de testes diversos, o que garante que você vai falar com o seu público na hora em que ele precisa de você.

Com uma estratégia bem definida e bem aplicada, você pode ir longe. E como a maioria das pequenas empresas não faz esse trabalho, você vai se destacar na sua cidade. Para que isso tudo funcione é preciso investir um pouco na página do seu estabelecimento, mas nem se compara ao valor de anúncios em rádio e TV. Além disso, o retorno é bem maior, já que você fala diretamente com o seu público.

Vale lembrar que o retorno nesse espaço é um pouco mais lento. Isso significa que não é milagre, mas sim um trabalho constante de planejamento e testes de forma a conhecer bem sua persona e trazer o máximo resultado (venda e relacionamento) com o menor custo.

Também é importante ressaltar que as redes sociais não são como a TV e o rádio, onde você anuncia seu produto para todos e espera que venham até você. Aqui as pessoas querem se relacionar e por isso estão abertas a conversa. É necessário criar um relacionamento para depois vender. Afinal, não temos o hábito de comprar de quem não conhecemos e na internet isso triplica.

Já está pensando em como colocar sua marca no digital? Você encontra muito material gratuito na internet para começar. Se preferir, fale com um profissional de marketing. Com certeza terá um pacote que cabe no seu bolso. Ou mande uma mensagem para gente! Aqui no Ladies On temos diversas especialistas nessa área.

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Especialista em marketing digital com 10 anos de experiência em planejamento, mídia online (anúncios) e redação.
Apaixonada pelas diversas possibilidades que a comunicação oferece para e-commerces e pequenos negócios.

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