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Tem um mistério em torno das métricas do Facebook. São tantas, que muitos social medias tem dúvidas sobre quais analisar, ainda mais no início da carreira.

 

Mas muita calma nessa hora, porque estamos aqui para ajudar! Vamos pegar a sua mão e ir passo a passo durante todo o caminho.

 

O que são as métricas do Facebook?

 

As métricas são aqueles numerozinhos que aparecem nos posts orgânicos ou pagos que mostram o quanto os usuários engajaram na publicação.

 

São elas que acabam nos guiando em todas as etapas da gestão de redes sociais, porque é por meio delas que o público mostra se estamos ou não acertando em cheio na estratégia utilizada, ou seja, sua análise é extremamente importante para alcançarmos os objetivos dos clientes.

 

Do que as métricas do Facebook se alimentam?

 

As métricas se alimentam de nada mais, nada menos que as ações dos usuários dentro da rede social do cliente. Cada clique, cada segundo visualizando um vídeo, cada lead cadastrado…. tudo, absolutamente é alimento para as métricas. É por meio delas que podemos conhecer profundamente o público e suas ações.

 

Sabe aquele gráfico que o Instagram e o Facebook oferecem falando o dia e o horário de maior engajamento? Ele é um tipo de métrica e de suma importância, diga-se de passagem!

 

Fazendo uma análise aprofundada, não só do dia e hora, mas também das imagens e vídeos que receberam mais likes, comentários, compartilhamentos, do tipo de linguagem que está sendo usada, o público que está sendo atraído é possível ver se estamos alcançando o público certo.

 

Qual é a mais importante?

 

Não existe uma única métrica que podemos consagrar como sendo a mais importante. Pois é juntando uma série de dados que conseguimos extrair as informações que precisamos para analisar se as estratégias elaboradas estão sendo realmente efetivas em relação ao objetivo de cada cliente.

 

Para as publicações orgânicas, é de extrema importância analisar os likes, comentários e compartilhamentos. Mas muito mais que isso, é preciso analisar quantas pessoas foram alcançadas com o post, se for em formato de vídeo, analisar quantos segundos de visualização teve. Percebe o quanto o conjunto em si é essencial para uma boa análise? Não é apenas o like ou apenas os comentários… É o conjunto da obra!

 

É imprescindível que, algumas métricas estejam sempre sendo revisadas, entre elas estão:

 

– alcance: mostra quantas pessoas foram alcançadas com tal publicação. É possível aqui ver a audiência em potencial. O alcance pode ser tanto por publicações e por visitas às páginas organicamente, quanto o alcance das publicações patrocinadas às divulgações pagas da page;

 

– pessoas falando sobre isso: essa opção mensura a quantidade de pessoas que interagiram de alguma forma com a marca até os últimos 28 dias. É como se trouxesse uma análise do efeito viral. É nessa parte que é possível analisar os dias, horários e que tipo de conteúdo causou um burburinho para o público alvo;

 

– taxa de cliques: o famoso CTR, contabiliza quantas pessoas clicaram nos links, assistiram aos vídeos ou clicaram nas imagens publicadas. Ela é efetiva também em campanhas patrocinadas mostrando a quantidade de cliques dos anúncios e até mesmo no e-mail marketing.

 

Se é importante saber quantas pessoas foram alcançadas pelo nosso trabalho? Com toda certeza, mas é ainda mais fundamental ver quantas estão convertendo para a ação escolhida;

 

– alcance pago: é impossível falar de métricas e não mencionar os ads do Facebook, também conhecidos como anúncios patrocinados. Esse tipo de ação permite melhorar o desempenho de cada cliente nas redes sociais (leia aqui aplicativos da família do Facebook). Com o alcance pago é possível aumentar o número de “likes”, reconhecimento de marca, geração de leads, conversão, venda de catálogos, aplicativos entre outras opções. Pode ser veiculado para as pessoas que já curtem a determinada página, as amigas delas ou para ainda para quem ainda não conhece a marca. Tudo dependerá da segmentação escolhida.

 

Nos patrocinados é essencial estar de olho no: alcance, frequência, número de impressões, custo por clique, custo por ações e taxa de cliques. Eles mostram o desempenho de cada anúncio pago. Mas dependo do objetivo do anúncio, vale a pena acrescentar outras métricas como, por exemplo, número de leads cadastrados, visualização de vídeo entre outras;

 

– engajamento: o engajamento consiste em toda e qualquer ação que um usuário faz em determinada page, ou seja, interação! Ela é uma das mais importante e aquela que determinará o volume de alcance de tudo o que for publicado. Já ouviu aquela história que quanto mais pessoas interagem, mais importante o post se torna para o algoritmo do Facebook? Cada ação do usuário tem um peso para o algoritmo, então é imprescindível ficar atento aos cliques, comentários, “likes” e compartilhamentos.

 

Tenha em mente sempre que, por mais que o usuário tenha clicado em sua publicação, é o “like” que tem um peso maior, pois para o algoritmo, o “curtir” mostra que o usuário realmente gostou da publicação. Já o comentário tem um peso um pouco maior que o “like”, pois mostra que o post foi bom o suficiente para ele executar uma ação. O que falar do compartilhamento então? Peso máster rsrsrs, pois se o post foi compartilhado significa que é de extrema relevância a ponto de fazer o usuário passar para a frente a informação;

 

– taxa de rejeição: o ideal é estar sempre atento também a taxa de rejeição. É por ela que sabemos quantas pessoas ocultaram as publicações (todas ou individualmente), denunciaram como spam ou ainda deixaram de seguir a página.

 

Analisar essa métrica nos permite enxergar qual foi o momento que isso aconteceu, qual publicação teve um impacto maior para essas ações e o que podemos fazer para  melhorar a estratégia ali utilizada.

 

Acha que está faltando exaltarmos algumas métricas do Facebook? Conta aqui para a gente!

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Pós-graduanda do curso de Gestão de Mídias Digitais pela UMESP, trabalho há 7 anos com marketing digital.
Descobri o mercado quando gerenciei as redes sociais do Casarei. Foi paixão a primeira vista.
De lá para cá, trilhei diversos caminhos dentro da área e me apaixonei por cada um deles. Praticamente um bombril.
Acredito veemente que o marketing digital pode melhorar muito a vida das pessoas e ajudá-las a descobrirem seu próprio poder.
Sou movida a amor, criatividade, muito estudo e um bom chocolate!

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