Escolha uma Página

Você já começou seu planejamento digital para esse ano, levando em consideração o marketing sazonal?

O marketing sazonal é uma estratégia em que aproveitamos para estimular vendas em períodos específicos e manter o negócio aquecido. Nele, utilizamos datas comemorativas e sazonais como estratégia de mídia, conteúdo e vendas.

O objetivo é complementar, desenvolver estratégias e rotinas que vão potencializar as vendas e conquistar mais clientes. Para isso, 3 estratégias de marketing podem ser usadas durante esse período:

  • E-mail marketing (principalmente se você já tem uma lista de e-mails qualificada)
  • Anúncios pagos nas redes sociais (criação de campanhas publicitárias específicas)
  • Marketing de conteúdo (quando você já tem um blog e/ ou site com um bom tráfego de pessoas acessando e já com uma estratégia definida)

Muitos segmentos ainda não exploram tão bem o marketing sazonal, apesar de ele já ser bastante divulgado, principalmente no segmento varejista. Esse é o momento de você se destacar dos demais.

Como fazer um planejamento de marketing sazonal?

1 – Mapeie e escolha as datas comemorativas.

Como toda boa estratégia digital, trabalhar com datas comemorativas requer planejamento. Faça um levantamento das datas que são celebradas tanto universalmente quanto regionalmente. O Serasa Experian produziu um Calendário de Datas Comemorativas que pode te ajudar nesse momento.

Em seguida, avalie se elas fazem sentido para o seu cliente ou negócio. Não vai adiantar você escolher datas que não estejam alinhadas com o posicionamento do seu negócio ou do seu cliente. Escolher datas erradas podem gerar desperdício de tempo, dinheiro e recursos.

Saia do comum! Além das datas consideradas mais óbvias, leve em consideração as menos conhecidas. Datas alternativas poderão ser oportunidades para trazer bons resultados. Atualmente, no Brasil, existem mais de 150 datas comemorativas somente neste primeiro semestre. Aproveite!

2 – Entenda o seu público-alvo

Depois de mapear as datas mais importantes, o próximo passo é compreender o seu público-alvo (a quem se destina) e a sua jornada de compra ou modelo de negócio. Embora você já tenha seu público-alvo definido, algumas datas serão mais estratégicas para um público que não seja o seu diretamente. Tenha em mente que talvez você não se relacione em um primeiro momento com as suas personas diretas, mas ainda assim você alcançará novas possibilidades.

3 – Busque inspirações e referências anteriores

Realize Benchmarking, se inspirando no mercado e na concorrência. Se você está começando, pode ser interessante identificar estratégias que já trouxeram bons resultados e não correr muitos riscos com abordagens que não foram cases tão bons.

Além disso, pesquise se seu cliente ou empresa já fez alguma estratégia digital com datas comemorativas, esse resgate pode ser valioso para as suas novas ações.

4 – Crie uma campanha

Agora que você já planejou, pesquisou e entendeu seu mercado e público-alvo, está na hora de definir um propósito para sua campanha. Assim como qualquer campanha de marketing, é necessário definir que mensagem você quer passar e o retorno que você espera. Escolha bem em quais mídias e formatos que você quer aparecer. Faça com que a mensagem transmita seus objetivos e leve seus clientes ao caminho que você definiu.

Fique ligado: cada rede social tem características únicas. E cada campanha estará em uma etapa de funil de vendas específico. Sua estratégia deve considerar todos esses pontos. Exemplo: Enquanto o Twitter é formado por mensagens curtas, rápidas e com conteúdo em tempo real, o Facebook oferece um canal maior de relacionamento. Além de que, cada uma delas tem dimensões diferentes de tamanho de mensagens de textos, imagens e duração de vídeo.

5 – Faça um cronograma e elabore um plano de ação

“Uma ação para o dia de natal não começa no Natal.” É preciso se antecipar ao máximo para executar uma campanha em datas comemorativas, principalmente nas mais óbvias. Inicie o seu plano de ação com awareness para o topo de funil com no mínimo 2 meses de antecedência.

Seus concorrentes, provavelmente, terão a mesma estratégia que você. Se destaque. Será difícil competir quando todo mundo estará fazendo a mesma coisa em datas super concorridas.

Crie uma audiência antes para trabalhar o remarketing nesses períodos e assim garantir o fortalecimento da sua campanha com pessoas realmente interessadas.

É preciso estar atento aos temas e anúncios dos links patrocinados. O conteúdo deve ser criativo e consiga atrair novos clientes.

Dica: Defina horários certos para as postagens e pause em momentos auges. Monitorar a sua campanha será essencial para você ter bons resultados. Atualmente, avalie também, campanhas de marketing voltadas para dispositivos mobiles, pois estes possuem mais visibilidade que desktops (PCs).

Seja criativo! No Facebook, aproveite as diversas possibilidades de formatos ao seu favor. Aproveite as datas especiais para gerar vendas e promoções. Use o formato Obtenções de oferta. Crie cupons para as pessoas utilizarem nas suas lojas virtuais, físicas ou para divulgar algum serviço.

Com antecedência, publique imagens ou vídeos para avisá-los da promoção e gerar expectativas. Outro formato bem interessante é o Facebook Lead Ads, com ele você pode gerar leads e impactá-los posteriormente por e-mail marketing ou na sua própria campanha (através de listas de públicos personalizados).

Ah, não se esqueça de ter tudo preparado e validado para ser divulgado em todos os canais de comunicação que você escolheu com bastante antecedência.

Pra você que não considerou ainda essas datas, vale a pena repensar e aproveitar no seu planejamento digital. Ainda dá tempo!

Curtiu as dicas? Tenho certeza que estará mais preparado para aproveitar as oportunidades que o marketing sazonal pode trazer para o seu negócio ou cliente 🙂

  • Mais Artigos

Designer por formação desde 2001. Tem especialização em Comunicação e Design Digital pela ESPM/SP e pós graduação em Marketing.
Começou a trabalhar com marketing digital prestando consultoria pela Eddesign, área em que atua desde 2011.
Atualmente leciona o módulo de links patrocinados no Polo Criativo, no Rio de Janeiro, com foco principal em estratégia, planejamento, conteúdo e performance em mídia online. Além disso, coordena e monitora as estratégias de mídias digitais do Ibeu.
Como boa carioca, adora praia e atividades ao ar livre. Busca inspirações na natureza, onde se desconecta da agitação do dia a dia.

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com