O Instagram Stories é uma ferramenta que pode ser um diferencial na sua estratégia digital, principalmente nas campanhas de remarketing.

 

Você já se perguntou se é possível impactar as pessoas que acessaram seu site pelo menos uma vez? Ou se é possível impactar novamente as pessoas que já se interessaram por algum conteúdo ou produto do seu negócio ou do seu cliente? Ou até mesmo aqueles que só acessaram uma landing page específica?

Saiba que é possível! Se você nunca usou esse recurso em suas campanhas, tenho certeza que já foi impactado por algum anúncio com essa finalidade. Sabe quando você pesquisa por algum produto e, em seguida, começa a receber vários anúncios sobre ele? Chamamos isso de remarketing!

 

Entenda como funciona o remarketing

Para entender melhor como isso funciona, precisamos falar sobre o Pixel do Facebook. Uma ferramenta analítica que ajuda a medir a eficácia do anúncio. É um código que deve ser inserido no site. Com ele, você conseguirá monitorar as visitas e criar a lista de pessoas para impactar novamente o público que acessou esse site (remarketing). O objetivo é entender as ações que as pessoas estão realizando e alcançar públicos importantes para você que se tornarão consumidores de produtos e serviços oferecidos.

Você pode usar dados de pixels para:

  • Certificar que seus anúncios sejam exibidos às pessoas certas

Encontre novos clientes, pessoas que visitaram uma página específica ou que realizam uma ação desejada no seu site. Além disso, crie Públicos Semelhantes para alcançar mais pessoas que sejam parecidas com seus melhores clientes.

  • Gerar mais venda

Configure os lances automáticos para direcionar pessoas mais suscetíveis de executar uma ação que você deseja, como uma compra.

  • Avaliar o resultado dos anúncios

Entenda o que aconteceu como resultado direto do anúncio para verificar o desempenho dele. Você pode visualizar informações como suas conversões e vendas.

 

Remarketing no Instagram Stories

Essa estratégia de remarketing deve fazer parte do seu planejamento digital sempre. Você pode e deve aproveitar esse recurso para todas as redes sociais, inclusive no Instagram Stories.

Desde novembro de 2017, existem mais de 300 milhões de contas ativas no Instagram que usam, todos os dias, um Stories, um formato criativo em full screen que permite às pessoas assistirem e compartilharem momentos do dia-a-dia por meio de fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas (a não ser que sejam salvos).

Em junho de 2018, metade de todas as marcas que estavam no Instagram criaram pelo menos um stories em um mês típico. E os brasileiros estão muito receptivos a esse novo formato. Uma pesquisa realizada no Brasil, Indonésia, Reino Unido e nos EUA revelou que, em média, uma em três pessoas que declararam usar o Instagram diariamente, se tornou mais interessada em um produto ou marca depois de assistir um Stories sobre ela, enquanto no Brasil o percentual foi de 47%.

Além disso, 69% dos entrevistados afirmam que o Stories do Instagram é uma boa maneira para conhecer novos produtos ou serviços. 62% das pessoas entrevistadas têm mais interesse em marcas e produtos depois de visualizar um Stories de empresas. 31% dos entrevistados dizem que no futuro terão maior propensão em usar essa ferramenta para se conectarem com as marcas que gostam.

As ação mais comuns das pessoas após a visualização de um conteúdo das marcas no Stories, foram acessar o site ou ir à loja para saber mais informações sobre produtos e serviços ofertados.

Os stories oferecem às marcas a oportunidade de se comunicar com seus consumidores por meio mensagens ultra relevantes baseadas no que está acontecendo em um determinado dia.

Todos os dias 500 milhões de contas usam o Instagram Stories, o que diz muito sobre o sucesso da ferramenta entre as pessoas e as marcas. Isso acontece porque com o formato vertical é possível compartilhar imagens e vídeos mais imersivos, divertidos e sem limite para a criatividade.

Durante a pesquisa, as pessoas demonstraram o que consideram relevantes nos conteúdos de marcas no Instagram Stories, confira:

  • 51% querem saber mais sobre promoções
  • 51% apresentam facilidade e agilidade para compreender o conteúdo
  • 45% querem obter dicas e conselhos
  • 44% devem mostrar novidades de produtos e serviços
  • 43% acham que deve ter autenticidade nos Stories

Utilizar a estratégia de remarketing com criativos interessantes para o público de uma marca tende a ser um dos diferenciais para sucesso de campanhas de marketing atualmente. Essa pesquisa nos ajuda a encontrar insights para ideias de vídeos, criativos e conteúdo a ser aplicado na nossa estratégia digital.

 

Atenção na hora das campanhas de remarketing

Mas, o que levar em consideração na hora de usar essa ferramenta para as campanhas de remarketing?

  1. 40% dos stories visualizados têm o som desativado, tenha em mente o uso de legendas e sobreposições na hora de criar campanhas para este formato. Pense também em usar recursos de som para os outros 60% que optam por ter essa experiência.
  2. Seja criativo. Elementos criativos tornam um anúncio do stories mais efetivo. Aposte neles. Com o Instagram Stories, a tela inteira dos celulares se torna uma vitrine de sua marca (e de sua criatividade). Além disso, use a velocidade como uma ferramenta criativa. Tudo acontece muito rápido no Instagram Stories. Experimente narrativas mais curtas para transmitir a mensagem e exibir sua marca.
  3. Duas (ou mais) cenas são melhores que uma. Um único story pode conter vários capítulos, cenas ou momentos rápidos. Oferecer cortes mais rápidos de um momento para o outro ajuda a manter as pessoas envolvidas com seu story.
  4. Apresente sua marca. Apresente seu produto, marca ou mensagem no início e no fim do Story para gerar mais lembrança.
  5. Explore mais. Os stories ainda são um formato em ascensão. Explore diferentes possibilidades para descobrir o que funciona para o seu público.
  6. Utilize a estratégia de vendas upsell. Ofereça uma condição especial para que o cliente compre mais. Ex: Se ele já comprou, você pode usar o pixel para oferecer (através de um stories) um produto complementar ao que ele já comprou. Você também pode oferecer o mesmo produto um tempo depois com alguma vantagem.
  7. Cliente verdadeiro. Você pode direcionar um produto novo com exclusividade para quem já é seu cliente e assim fazê-los comprar novamente de você.
  8. Cliente que não comprou. Sabe aquele cliente que chegou até o processo final de compra e não finalizou? Ele pode ser impactado diretamente em um anúncio do stories. O objetivo é convencê-lo a voltar ao seu site para concluir a compra.

 

Essas são apenas algumas das formas de fazer remarketing no Instagram Stories. Existem milhares de maneiras que podem ser específicas de algum segmento ou área. Nossa ideia é te ajudar a impactar novamente um público para fechar vendas, ter mais leads, converter mais, gerar mais tráfego, aumentar o ticket médio de compras e você criar uma segmentação direcionada para seus anúncios. Veja alguns cases de sucesso do próprio instagram business para você se inspirar e depois conte pra gente como funcionou para você.

 

 

Fonte: pesquisa sobre o Facebook Stories realizada pela Ipsos (pesquisa encomendada pelo Facebook, com pessoas que afirmaram usar stories na família de aplicativos do Facebook, com idades entre 13 e 54 anos em AU (1.550), BR (1.639), CA (1.503), DE (1.500), FR (1.500), ID (1.540), IN (1.529), MX (1.505), PH (1.526), TH (1.575), UK (1.508) e US (1.603), agosto de 2018. “Stories” foi definido como “fotos e vídeos que você visualiza ou compartilha temporariamente por 24 horas em plataformas sociais”.

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Designer por formação desde 2001. Tem especialização em Comunicação e Design Digital pela ESPM/SP e pós graduação em Marketing.
Começou a trabalhar com marketing digital prestando consultoria pela Eddesign, área em que atua desde 2011.
Atualmente leciona o módulo de links patrocinados no Polo Criativo, no Rio de Janeiro, com foco principal em estratégia, planejamento, conteúdo e performance em mídia online. Além disso, coordena e monitora as estratégias de mídias digitais do Ibeu.
Como boa carioca, adora praia e atividades ao ar livre. Busca inspirações na natureza, onde se desconecta da agitação do dia a dia.

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