Quem trabalha com marketing digital tem uma rotina baseada em:

▪definição de metas e objetivos;

▪criação de conteúdos e anúncios;

▪monitoramento e gerenciamento;

▪análise e otimização.

Sempre buscando aumentar o tráfego do site e as conversões.

Desenvolver uma estratégia e ter sucesso com ela não é uma tarefa simples. A boa notícia é que existem inúmeras ferramentas de marketing digital para facilitar esse processo. Mas você sabe quais realmente são necessárias para otimizar o seu site? Nesse artigo, você vai encontrar algumas que vão te ajudar nessa missão!

Ferramentas para mensuração e otimização

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade da mensuração dos resultados de ações e estratégias através de dados.

Uma das ferramentas mais comuns para análise dos resultados é o Google Analytics. Ela é gratuita e traz diversas informações importantes sobre o seu site como, por exemplo, a origem das suas visitas e o comportamento dos usuários.

Para que ela funcione adequadamente, é preciso que o código de acompanhamento esteja instalado nas páginas que você deseja monitorar.

No marketing digital não existe regra do que deve ser feito. Por isso, você deve testar diversas variações para melhorar os resultados. Para aumentar as taxas de conversão de visitantes, por exemplo, podem ser feitos testes A/B. Uma opção para isso é o Google Optimize, extensão que se integra de forma nativa com o Google Analytics.

Outro teste que pode ser feito é para saber as áreas mais acessadas do seu site através dos mapas de calor, mapas visuais que mostram os pontos onde os usuários passaram mais o mouse ou clicaram. Com essa informação em mãos, você pode, por exemplo, descobrir as preferências do seu público-alvo e adequá-las visualmente para chamar mais atenção.

A ferramenta mais conhecida é o Hotjar, mas existem outras no mercado como Crazy Egg e Cliktale.

Ferramentas de pesquisa

O uso dos termos adequados pode ser determinante para aumentar o número de visitas do site e encontrar novas oportunidades para a sua empresa. Para saber quais palavras-chave usar, você pode usar ferramentas como SEMRush e Keyword Planner.

O SEMRush analisa os resultados orgânicos e pagos do Google. Permitindo, assim, encontrar e analisar quais termos levam mais visitas para o site. Já o Keyword Planner, ferramenta do Google Ads, monitora as palavras-chave e informa o seu nível de busca e custo nos anúncios do Google.

O volume de buscas de uma palavra ou as suas variações também podem ser usados como insights na hora de produzir conteúdos para o seu site ou blog. É importante ressaltar que esse conteúdo deve ser focado na persona da sua empresa.

Lembre-se que a ferramenta sozinha não vai ser a responsável pelo sucesso da sua estratégia em marketing digital. Mas, elas podem ser o seu braço direito nesse processo. Então, escolha aquelas que melhor se encaixam às suas necessidades, orçamento e aproveite os resultados!

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Jornalista por formação, publicitária na raça. Sou apaixonada por marketing digital, área em que atuo desde 2012 e me especializei pela ESPM/RJ. O foco dos meus estudos ultimamente está em estratégia, planejamento, conteúdo e performance em mídia online.
Mineira (born to be UAI). Aspirante a atleta e viciada em corrida de rua. Viajante/mochileira. Observa o mundo com olhos curiosos e mergulha em diversos universos através de séries, livros, games e fotografias.

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