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Começo dizendo, amigo(a), que te compreendo. Nas últimas semanas, comecei a prestar consultoria para um cliente que precisará montar uma equipe para um projeto digital.

Um projeto lindo, com cunho social, mas que precisa de uma equipe que consiga conversar com a empresa, que é bem tradicional, e com o público-alvo do projeto, esse sim presente cada vez mais no ambiente digital.

Daí, além de delinear bem o projeto, preciso pensar em como deve ser essa equipe, que começa com um único profissional alocado, mas que tem o potencial de crescer muito!

Pois bem. Pensando no perfil do primeiro profissional a ser contratado, pensei em vir aqui falar um pouco sobre o que tenho buscado e lido para a montagem desse perfil profissional.

Segundo o relatório Content Trends 2018, da Rock Content, times pequenos de até 5 pessoas são a maioria nas agências e empresas pesquisadas, sendo que:

  • 24,2% das empresas pesquisadas não têm equipe de marketing;
  • 22,1% têm 1 pessoa (basicamente, aquela que se vira nos 30);
  • 36,4% têm um time de 2 a 5 pessoas.

Ou seja, mesmo em um time enxuto, é possível gerar resultados satisfatórios, desde que você entenda como deve ser a composição dessa equipe e qual o foco que deverá dar para suas ações. Para isso, é essencial que você encontre pessoas com o perfil correto para cada fase do crescimento.

Neste post, foco no perfil desse profissional que será o único, ou o primeiro, a tocar uma estratégia de marketing em uma empresa. Mas, também indico leituras para que gestores de times maiores possam ter uma boa base para job descriptions e seleção de profissionais mais especializados. Vamos lá?

 

Ok, tenho um time pequeno. O que devo fazer?

O primeiro passo é entender que um time de 1 ou 2 pessoas não conseguirá entregar os mesmos resultados que um time de 20. Então desapega da vontade de fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora.

Depois, escolha qual será o foco dos seus esforços. Redes Sociais? Blog? E-mail Marketing? WhatsApp? Melhor atuar bem em dois canais do que ser mediano em cinco. Além disso, tal qual a medicina, o marketing digital é composto por tantas especialidades que é literalmente impossível uma pessoa ser fera em todas elas.

Porém, existem algumas características importantes que esse profissional de um time enxuto precisa ter. Como ele precisará lidar em várias frentes, é essencial que ele seja:

  • Proativo e organizado: se sua empresa não tem um gestor ou coordenador, você precisa contratar alguém que seja preparado para executar suas funções sem muita cobrança ou supervisão constante. Isso porque o seu foco deve estar em acompanhar os resultados, e não em verificar se a pessoa está ou não fazendo o que deve fazer.
  • Ter aprendizado autogerenciado: o marketing digital é uma doideira. Todos os dias surgem novas funcionalidades, o que aprendemos no mês passado pode não mais ser relevante hoje. Assim, esse profissional precisa saber onde e como se manter atualizado, ser curioso e antenado, e ter uma sede de aprendizado constante.
  • Alguém que sabe trabalhar em equipe: por mais que talvez ele esteja sozinho no setor, esse profissional precisa saber lidar com pessoas de diferentes áreas, para conseguir obter informações para as ações de marketing, bem como para levar para outros departamentos os feedbacks dos clientes no digital.
  • Alguém que sabe resolver problemas: em uma situação de crise, de alerta ou de dificuldade, esse profissional precisa ser desembaraçado o suficiente para colocar a mão na massa e resolver o problema ou buscar ajuda.
  • Profissional “T-shaped”: o termo, usado pela primeira vez em 1991, significa alguém que é normalmente generalista, mas que se especializa em uma ou duas áreas. Assim, na horizontal, está a abrangência de assuntos que o profissional entende, ou pelo menos consegue conversar sobre. Na vertical, aquelas áreas em que ele realmente domina. Abaixo, segue uma imagem de como seria um profissional T-Shaped em Growth Hacking, retirada deste post.
    Assim, trazendo para uma linguagem mais simples, é legal que essa pessoa, por mais que seja especialista em um assunto, como redes sociais, email ou conteúdo, entenda pelo menos um pouco sobre várias estratégias de marketing.

Por fim, quero deixar aqui a indicação de um livro e dois e-books que ajudam muito na hora de pensar job descriptions, competências e características que esse profissional a ser contratado precisa ter.

  • Como alcançar grandes resultados com pequenos times de marketing.
    Nível: básico
    Por que baixar: Além da explicação básica de como um time de marketing enxuto precisa ser, este e-book indica algumas ferramentas para que este time possa trabalhar, e o case de como a própria Rock Content operava com um time de apenas 3 pessoas.
  • Times de Marketing: como estruturar, contratar e escalar o seu.
    Nível: intermediário
    Por que baixar: O bacana deste e-book é que ele explica como equipes de diferentes tamanhos são formadas, apresenta os papéis essenciais nesses times e ainda traz 18 descrições de vagas para diferentes cargos, como analista de redes sociais, gerente de conteúdo, designer gráfico, especialista em audiovisual e outros.

    – Livro: Gestão por Competências – Ferramentas para atração e captação de talentos humanos
    Autora: Maria Odete Rabaglio
    Por que ler: Porque traz de forma prática metodologias e a descrição do passo a passo para montar e conduzir um processo seletivo, contendo competências e habilidades para a descrição de cargos e funções. O livro traz até mesmo perguntas a serem feitas em processos seletivos para checar se o candidato tem aquela competência específica que buscamos.

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Formada em Marketing, professora de Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, e consultora na Midiamorfose Estratégia Digital, com experiência em empresas e projetos de todos os portes.
Acredito que a colaboração, a flexibilidade e a vontade de fazer diferente é que permitem que a inovação aconteça.
Amo Social Media, Branded Content, Web Analytics, Comportamento do Consumidor, café, iivros, séries e boas histórias.

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