O Marketing Pessoal é uma ferramenta fundamental para qualquer profissional, pois é a forma como você promove a sua imagem, estando diretamente relacionado a sua reputação, em como você é visto pelas outras pessoas.

Sabe aquela conhecida frase “quem não é visto não é lembrado”? Ela é uma das principais máximas do Marketing Pessoal.

Ele trabalha a visibilidade com a construção da autoridade profissional, através da exposição da propriedade intelectual, auxiliando com que você se torne uma referência na área que atua, utilizando a comunicação adequada ao seu público.

Em um mundo cada vez mais digital, com a internet e redes sociais dominando nossos relacionamentos, a referência física não é o suficiente, precisamos nos inserir cada vez mais , como profissionais, no contexto online.

A sua imagem pode ser composta por um compêndio de itens, que vão desde roupas e comportamentos até atitudes nas redes sociais e discursos proferidos.

É importante, também, o cuidado para que que o posicionamento pessoal não caia equivocadamente no contexto da vaidade, sendo necessário que a autopromoção seja feita de maneira inteligente e responsável, para que a sua credibilidade como profissional seja percebida como valor.

O desejo de qualquer profissional é o reconhecimento, seja para evoluir na carreira, conquistar novas oportunidades, alcançar uma promoção, melhorar vendas ou serviços. Se você tem plena consciência do seu valor, tanto pessoal quanto profissional, e ele é mostrado às pessoas, seu leque de possibilidades aumenta junto à percepção do outro quanto às suas qualidades como profissional.

Algumas dicas práticas são:

– Autoconhecimento: conhecer-se e ter a humildade de aceitar o que precisa melhorar é essencial para se entender como profissional;

– Cuidado com a aparência: ela deve estar adequada ao seu contexto de trabalho. Isso não significa passar horas no salão de beleza, mas adequar-se às regras da empresa e trabalho que se propõe;

-Atualize seus conhecimentos sempre e saiba ouvir;

– Não tenha vergonha de se autopromover, mas tenha cuidado com atitudes arrogantes;

– Passe uma mensagem clara sobre você, o que você faz e como pode ser útil para os outros;

– Uma possibilidade de trabalho que auxilia na melhoria de competências pessoais, autoconhecimento e valorização de qualidades é o Coaching.

Faça bom uso das redes sociais. Elas são um espaço de infinitas possibilidades, que podem expandir contatos e trazer a referência de autoridade. Tome cuidado com todo o processo, construa sua imagem dia a dia e lembre-se: a sua reputação não pode ser comprada com post patrocinado.

  • Ver +
Formada em Gestão Empresarial com MBA em Marketing Digital e Redes Sociais, divido meu dia a dia entre dois filhos, pequenas empresas, bandas de heavy metal, um mundo neurodivergente, leitura e games.

Comentários