Pode ser bem contraditório profissional de mídias sociais ter que ficar longe das mídias sociais. Mas é primordial.

É uma notificação que chega no Facebook, uma pessoa que chama no WhatsApp e os stories no Instagram que adoramos acompanhar. Muitas vezes, passamos horas vendo os conteúdos alheios; a procrastinação toma conta e a tarefa que deveria ter sido feita nessas preciosas horas, é deixada para o dia seguinte.

Vou mostrar algumas formas para você evitar passar tempo demais nas mídias sociais

E nem adianta falar que você está analisando os concorrentes, porque sabemos que não é verdade.

Extensões para Chrome

Strickt Workflow

Essa é uma extensão que imita a técnica pomodoro. Nela, além de você ter um timer no seu navegador, você pode ainda configurar sites para serem bloqueados enquanto você trabalha. Você define o tempo de trabalho e o tempo de pausa. E não se preocupe em ficar vigiando os minutos passarem: ele emite uma notificação assim que o tempo acaba.

Sugestão: coloco sempre o tempo de trabalho de 50 minutos e a pausa de 5 minutos.  Antes de iniciar, certifique-se de que todos os sites que você usa para procrastinar estão na lista de bloqueados. Clique aqui para instalar no navegador.

News Feed Eradicator

A partir do momento que você instala essa extensão, é um caminho sem volta.

Ela elimina o feed do Facebook. E no lugar, coloca uma frase motivacional. Você simplesmente está livre de todos os conteúdos que as pessoas publicam!

Logo quando eu instalei, achei bem estranho. Mas com alguns dias, me acostumei tanto que nem abro mais o Facebook para só “rolar o feed”. Para não perder atualizações de amigos, eu uso o app do Facebook no celular mesmo. E por incrível que pareça, de milhares de vezes que eu rolava o feed por dia, passei a fazer isso apenas algumas vezes por dia. E o próximo app que vou mostrar é responsável por isso também. Clique aqui para instalar no navegador.

App para celular – Forest

É o aplicativo mais simples que eu já vi e que realmente ajuda na produtividade. Ele funciona com um método de recompensa: todas as vezes que você define um tempo e fica longe do celular, você planta uma árvore e consegue moedas.

Quanto maior o tempo, maior a árvore. E o gráfico que mostra sua produtividade… é uma floresta! E caso você volte a usar o celular antes que o tempo termine, você mata a árvore. E no seu gráfico, essa árvore morta estará lá. Eu não sei você, mas eu prefiro ter árvores verdinhas na minha floresta.

Sugestão: eu uso o Forest junto com o Strickt Workflow. Assim que eu começo a trabalhar, defino no Forest o tempo de 50 minutos. Para me certificar de que eu não irei usar o WhatsApp para web já que o app está indisponível, eu desativo qualquer conexão com a internet. 

Modo “hard”

Aliado a tudo o que eu falei, você pode silenciar todas as notificações de mídias sociais, indo nas configurações do seu aparelho. E tem ainda duas coisas que você pode fazer: desligar sua conexão com a internet e colocar o seu celular em modo avião durante uma tarefa que requer concentração.

Faço isso algumas vezes por dia e a sensação de que ninguém vai incomodar você com alguma ligação ou uma mensagem no WhatsApp é libertadora.

Ou você faz sua agenda ou vira agenda dos outros

Responder mensagens e atender ligações a toda hora e estar sempre disponível não é a maneira mais saudável de criar relacionamentos. Entenda que quando as pessoas enviam uma mensagem para você, elas estão enviando no momento que elas podem enviar, não significa que você tem que se desdobrar para atender.

O mesmo é o oposto: quando você entra em contato com alguém e essa pessoa não responde no mesmo instante, é porque não é o melhor momento para isso. Não ache que está sendo deixado para depois, ok?

Separe um momento do dia para responder todos os contatos que você recebe. Quando comecei a fazer isso, aquelas milhares de conversas não lidas me incomodavam. Hoje, isso nem faz diferença e minhas tarefas agradecem por isso.

  • Ver +
Jornalista por formação, se apaixonou também pelo marketing digital.
É fundadora da Vinte Comunicação e gerente de Marketing e Comunicação do Tritões FA.
É conteudista no Ladies On.
Ama café, violão, judô e amigos de 4 patas.

Comentários