Teoricamente as pessoas buscam empreender por conta daquela liberdade de poder fazer qualquer coisa a qualquer hora, liberdade na agenda e etc. Provavelmente você já deve ter visto algum guru falar sobre isso em alguns vídeos. Nada contra, mas dos bastidores poucos mostram.

Você não pode simplesmente se dar o luxo de acordar às 11h e começar o dia na hora quem bem entender. Não é assim que funciona.Uma das coisas mais importantes, ainda mais quando você é uma “eupresa” ou “eugência” é aquele tal de planejamento. E aquela outra coisinha chamada disciplina.

As distrações estão ali, a todo momento. E se você mora com outras pessoas, o início é ainda mais complicado. Prepare-se para as conversas de “isso é o meu trabalho, não estou à toa na frente do computador”. E aqui vai uma dica: não será na primeira conversa que tudo irá se resolver. O importante é você conversar.

Tenha intervalos de qualidade. Quando você perceber que está tomando café da manhã, almoçando e jantando na frente do computador ou simplesmente não está tendo intervalos de qualidade, está na hora de rever sua rotina. Lembra do que eu disse lá atrás sobre planejamento e disciplina? Por mais clichê que isso possa parecer, essa dupla tem que fazer parte da rua rotina.

E falando em clichês, o “siga seu coração”, como já dizia Steve Jobs, é o que faz qualquer ideia sobre empreender. A ideia pode ser louca, pode não ter o apoio de pessoas que você gostaria… O mais importante é que seu coração vibre e que sua motivação esteja nas alturas. Mas já aviso também que existirão aqueles dias que nem tudo serão flores, existirão problemas e talvez passará pela sua cabeça que você não serve para isso.

Lembre-se: são nas tempestades que se formam bons marinheiros.

Eu ouvi essa frase uma vez e vou ser sincera que não lembro de quem nem onde. Mas fica aí para quando você precisar, ok?

 

 

  • Ver +
Jornalista por formação, se apaixonou também pelo marketing digital.
É fundadora da Vinte Comunicação e gerente de Marketing e Comunicação do Tritões FA.
É conteudista no Ladies On.
Ama café, violão, judô e amigos de 4 patas.

Comentários