Todos somos únicos, cada indivíduo é diferente do outro na maneira de ser, pensar, agir e mostra sua identidade aos outros através da forma de vestir e de falar. Com as marcas não é diferente: cada empresa tem uma maneira diferente de ser e uma mensagem a ser passada. É através de uma identidade visual bem elaborada que essa mensagem será transmitida corretamente.

Mas afinal, o que é uma identidade visual?

Logotipo, cores, formas, ideias, personagens e muitos outros elementos compõem a identidade visual. Esse conjunto de elementos gráficos deve conter a essência da marca e transmitir seus valores. É um padrão que deve ser seguido em todos os meios que a empresa se apresentar, seja no ambiente impresso ou digital.

Essa uniformidade na comunicação facilita a identificação e memorização da marca pelo público, além de diferenciar a empresa entre as demais.

As pessoas são atraídas pelos olhos, seja pela apresentação de um prato no cardápio de um restaurante, pela estampa de uma roupa ou pela fachada de uma loja. Essa análise que os clientes fazem, mesmo que involuntariamente, é diária. Por isso, a comunicação visual é importante para o sucesso do negócio: ela ajuda a solidificar uma imagem confiável e profissional perante o público, já que ter um produto ou serviço de qualidade não é o bastante se você não comunicar isso de maneira eficiente para os consumidores.

A identidade visual define a apresentação gráfica da empresa no mercado e na lembrança do público. Por isso, ela deve ser tratada com a devida importância e assim como outros itens tão importantes na estratégia de negócio, deve ser elaborada por um profissional qualificado.

Principais vantagens de uma identidade visual bem planejada:

  • Promove reconhecimento de marca
  • Transmite valores, ideias e conceitos corporativos de acordo com a estratégia de negócio
  • Aumenta sensação de confiabilidade e profissionalismo junto ao público

 

Ainda na dúvida se o seu negócio precisa de uma identidade visual? Avalie no seu dia a dia, como a comunicação visual (ou falta dela) influencia em sua tomada de decisão. Perceba como as grandes marcas utilizam a identidade visual em suas comunicações, ou apenas pare por um instante e tente pensar em como seria ver um certo tom de vermelho e não se lembrar de em um certo refrigerante… =)

  • Ver +
Designer há 14 anos, comecei minha carreira no mundo da fotografia e no caminho me apaixonei pela publicidade.
Cursei Publicidade e Propaganda e há uns 5 anos comecei a trilhar com mais intensidade os caminhos do marketing digital.
Adoro livros, café e chocolate.
Já tive um filho (filha, meu orgulho) e plantei minha árvore(s), só me falta o livro.
Sou um Pokémon em busca de evolução.

Comentários