Quero começar esse texto dizendo que – alerta de spoiler – não sou uma designer de formação (chocante, né?). Quando eu fiz faculdade de publicidade tive algumas aulas sobre o tema, e ao ingressar no mundo das redes sociais aos poucos me vi aprendendo, sentando com o time de criação para pegar dicas, chamando o pessoal para dar o famoso “pitaco” no que eu produzia. O que eu quero compartilhar com você, que também não é design de formação, só de coração, é o que ao longo dos anos eu aprendi com esse pessoal nas criações das agências que passei e também estudando, lendo e me aventurando nesse mundo louco e lindo.

1- … E que haja um “padrão”
Se o seu cliente não tiver um manual de marca para você seguir, desenvolva um padrão de criação baseado nas outras criações que ele tem. Pode ser panfletos, sites, o próprio logo. Eu sugiro que você faça uma imersão, dá uma olhada legal no que ele já produz e procure por padrões de cor, padrões de tipo de foto (por exemplo: “poxa, sempre tem uma foto com uma pessoa sorrindo” ou “nunca tem fotos, mas sempre tem vetores”) e as fontes que são utilizadas. Procure esses padrões e você vai agilizar o seu lado (como você já entendeu o que o cliente gosta, a probabilidade é que a quantidade de alterações que ele pediria seja menor) e também vai deixar a comunicação dele muito mais contínua e falando a mesma língua.

2- Quem não tem cão, caça com gato
Aí você me diz, mas Fernanda meu cliente não tem comunicação, e se tem é cada hora de um jeito, sem o padrão que comentamos antes. Se este é o caso converse com ele sobre a importância de ter essa continuidade para fixar a marca dele e etc. Eu costumo desenvolver isso com base no logo quando não há onde se basear.

3- Não deixe para a última hora
A gente sabe que tem vezes que algo fora do nosso planejamento acontece e temos que agilizar um post para não perder o timing. Com o tempo aprendi a deixar alguns templates básicos para diferentes tipos de conteúdo na manga para produzir esses posts com mais rapidez, mas sem perder a qualidade. Organize os arquivos, salve em psd e deixe o time avisado para que todos estejam cientes caso haja uma necessidade.

4- Escolha com sabedoria
Aí precisamos contar com nosso feeling e bom senso. Você precisa ter cuidado e sensibilidade para procurar a imagem certa, porém essa escolha não pode demorar tempo demais e acabar atrasando as demais tarefas. Eu sempre penso primeiro no tipo de imagem que busco, nada de ficar vagando nos bancos de imagens em busca de inspiração.  O que nos leva ao próximo item…

5- Não se apegue
Está procurando há um tempo e não achou o que procurava? Ao meu ver você tem duas saídas: a) não se apegar a ideia original de imagem e flexibilizar, pensar em outra imagem. Ou b) passar para o próximo post e voltar neste depois. As vezes tirar o foco ajuda a gente a pensar em outras abordagens.

6- Dê atenção as proporções e legibilidade
Com o tempo a gente vai pegando o jeito e desenvolvendo um olhar treinado e crítico, mas no começo preste bastante atenção aos elementos que você colocou na imagem e se eles estão legíveis e na proporção correta, esse cuidado transmitirá para a sua audiência profissionalismo.

7- Use o famoso “Menos é Mais”
Quanto mais simples e objetivo, melhor. Você não quer confundir a audiência com um post que tenha muita informação e poluído, cheio de cores gritantes e elementos.

8- Salve em “Save from Web – png”
O jeito que você salva seu arquivo é muito importante, pois é ele que define a qualidade final da imagem. Eu aprendi há um tempo, que os arquivos jpg são leves, mas perdem a qualidade. Dê prioridade ao png, e salve no “save from web” para arquivos leves e bonitos!

Concluindo, a imagem é a parte mais importante do seu post, é ela quem a sua audiência vê primeiro e, portanto, é responsável pelo sucesso ou fracasso da sua mensagem. Uma imagem que não cative seu público pode fazer com que ele nem chegue a ler o texto de apoio, e por todo o esforço de pesquisa e produção a perder. Por isso, invista tempo na criação e também buscando conhecimento nessa área. Você não vai se arrepender.

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Sou apaixonada por aprender, ensinar, trabalhar com Redes Sociais e ajudar marcas e pessoas.
Formada em Publicidade e Propaganda, busco sempre aprimorar meus conhecimentos dentro e fora da área, pois acredito que informação nunca é demais.
Em novembro de 2017 iniciei os trabalhos da minha agência, entrando no mundo do empreendedorismo digital.

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