Depois de estudar seu cliente, estruturar a base de ação, com a persona já identificada e pronto para entrar no planejamento de conteúdo, vem aquele bloqueio criativo e você pensa, “e agora, que vou entregar de conteúdo para a persona do meu cliente”. Sim, quem nunca?

Lembrando sempre, a importância de não ter medo do cliente e sempre perguntar tudo, até os mínimos detalhes, vai facilitar muito seu planejamento.

 “Uma campanha de marketing de conteúdo eficaz requer que os profissionais de marketing criem conteúdo original da empresa ou fontes externas” Philip Kotler em Marketing 4.0

Mas a facilidade da internet está aí para isso e podemos usar diversas plataformas e ferramentas para produzir conteúdo para a persona do seu cliente. Para produzir um bom conteúdo, não podemos pular a etapa de pesquisa e conhecimento de mercado para destacar o que realmente tem importância no mar de informações que é a internet.

Stalkear e saber o que está em evidencias em Blogs, páginas de influenciadores, o que os concorrentes estão fazendo, é basicamente os primeiros passos.

Grupos de Facebook, são recheados de conteúdo. É sempre bom estar em diversos para poder saber o que eles estão consumindo de informações. Outra plataforma sensacional é o Twitter, que tem conteúdos férteis, podendo pegar o “timing” de algumas situações e gerar conteúdo.

Além dessas formas de pesquisa, vou listar aqui, algumas ferramentas que para ajudar nessa pesquisa de conteúdo. Vamos lá:

Para analisar qual conteúdo está se desempenhando melhor em algum tópico e até concorrente. Essa plataforma é paga, porém, tem 7 dias de teste gratuito, o que vale a pena experimentar e conhecer seu potencial.

Para analisar os termos mais populares de busca no passado e no presente. Pode ser feito um comparativo de conteúdo e em qual período ele é mais comentado ou buscado e tudo isso grátis.

Esse é bem interessante e gratuito. Pode-se verificar como está o trafego do site do seu cliente e buscar por determinadas palavras chaves, e vários temas sobre, além de ter vários insights pelo volume de busca e até pelo CPC.

Uma ferramenta de dados e insights, para analisar as tendências de consumo de temas variados e ficar atualizado no comportamento do consumidor.

Importante, fazer um mapa mental para organizar o que captou nas pesquisas e colocar a mão na massa montando conteúdos de qualidade para prender a atenção da sua persona até o final.

Como dica, lembre-se que título é um cartão de visita para sua persona, se não for atraente, seu trabalho pode ser em vão e não esquecer do visual, seu criativo, para enriquecer ainda mais seu conteúdo.

Leia sobre Persona

“A Persona pode estar ao seu lado.”

“4 ferramentas baseadas em dados para conhecer melhor sua persona”

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Graduação em Publicidade e Propaganda, sócia fundadora da da FLOW.AD – Agência Digital.
Apaixonada por Marketing Digital Mãe do Diego e do Gustavo, esposa do Paulo Matz, que me levou para esse mundo digital no qual sou apaixona, especialmente em planejamento estratégico.
Tenho uma queda por esportes, café e chocolate. Estou muito contente em participar desse grupo, que foca o nosso mercado sob o olhar feminino.

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