Escolha uma Página

Com foco na humanidade, na aceleração tecnológica e num futuro cada vez mais misturado com as máquinas, a pensadora digital Martha Gabriel por meio do livro “Você, eu e os Robôs”, nos auxilia a entender este complexo mundo das tecnologias digitais e faz uma ponte de preparação para o futuro.

 

Desde a fala estamos caminhando para uma humanidade cada vez mais conectada. De todas as tecnologias que nos trouxeram até aqui, talvez a mais importante para a explosão comunicacional da era digital, seja a banda larga de internet.

A partir daí, foi possível mudar o status de “estar conectado” para “ser conectado”– ou seja, viver em simbiose com ela.
Dentro desse contexto, a atenção se tornou um patrimônio escasso. Como bem disse Clay Shirky no livro Paradoxo da Escolha: “O problema não é o excesso de informações, mas a falta de filtros”.

O resultado é visível. Vivemos angustiados, já que adoramos ter opções, mas não gostamos de escolher. Hoje, a palavra Google virou um verbo e este estilo de vida moderno transformou 3 dimensões importantes: velocidade, volume e variedade.

A câmera criou a cultura da celebridade, o computador – a cultura da conectividade e o smartphone- a cultura do compartilhamento. Acidentes com selfies tem matado mais do que tubarões, pasme! 95% das mensagens são lidas em até 3 minutos após serem enviadas e o tempo de resposta médio é de 90 segundos.

Martha Gabriel faz questão de nos alertar: quanto mais tecnologia existe no mundo, mais éticos e humanos precisamos ser. O que ela chama de Paradoxo da Artificialidade – pois o aumento de tecnologias que torna o mundo mais artificial – também nos torna mais naturalmente humanos.

No Brasil, 50 % dos empregos tendem a desaparecer devido à automação. As habilidades mais valorizadas atualmente são as relacionadas às soft skills: visão de mercado, orientação para mudança e forte liderança. Já as habilidades para desenvolver no século XXI são: pensamento crítico, criatividade e experimentação, conexão (com pessoas e tecnologias), resiliência.

E você, se sente preparado para a tecnologias digitais?

“ Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia” Arthur Clarke em As Leis da Robótica .

 

  • Mais Artigos

Júlia Cândido é graduada em Jornalismo, mas acabou migrando para área do Marketing. Com experiência nas áreas de assessoria de imprensa e redação, resolveu expandir seus conhecimentos e fez um tecnólogo em Marketing. Neste período, trabalhou em agências de publicidade, onde pode desenvolver projetos com mídias sociais, a maioria deles com foco na área de gastronomia. A partir daí, foi amor à primeira vista. Júlia então complementou sua formação com um MBA em Gestão Empreendedora de Marketing Digital . Hoje dedica-se a ensinar pequenos e médios empreendedores a alavancagem seus negócios e terem mais visibilidade nas redes sociais por meio da JC Social Media.

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com