Escolha uma Página

O Instagram é uma rede e tanto, suas atualizações trazem inúmeras possibilidades de comunicação e produção de conteúdo. Mas, é nesse mar de alternativas que nos perdemos e um alerta vermelho se instala em nossas mentes: o que produzir para o Instagram? #meajudavanusa

Bora começar pelo começo. Primeiro você deve ter em mente que o público está nas redes sociais para consumir três tipos de conteúdo:

  • Conteúdo que entretém
  • Conteúdo que informa
  • Conteúdo que educa

 

Em terra que tem leis, quem obedece saí na frente. Infelizmente, ainda enfrentamos barreiras de clientes e social medias que querem vender o tempo todo e não se atentam ao que estão produzindo, e quando a estratégia não dá certo culpam a coitada da ferramenta.

Maaaasss, não é disso que vim falar, hoje vou te ajudar a produzir conteúdos efetivos no Instagram e sair na frente de uma boa parte da galera.

 

Feed do Instagram

O que produzir para o feed?

Será que organizo?

Preciso deixar bonito ou posto qualquer coisa?

Calma, uma pergunta de cada vez. Lembra dos três pilares de consumo de conteúdo nas redes sociais? Então, você os usará para produzir seus conteúdos.Para saber em qual terreno você vai pisar é necessário que defina a sua persona, falo disso aqui, porque nesta definição você identifica qual a preferência do seu público, a partir daí defina seu objetivo como marca e pessoa e alinhe as expectativas.

“Ah, mas eu só posso produzir um tipo de conteúdo?”

Depende do seu público, há nichos que piadas e memes não cabem, porém, se no seu seguimento cabe use com cautela e com objetivos, nunca produza conteúdos por produzir.

Já o tipo de imagem e se você deve optar por um feed organizado também depende do seu público, da imagem que você deseja passar e gosto pessoal.

Se atente a alguns pontos caso opte em organizar o feed:

  1. Feed organizado exige planejamento e produção contínua para que ele não fique todo “desmontado”
  2. As imagens PRECISAM fazer sentido separadas. Feed organizado é quando você olha a página inicial da pessoa e vê um conjunto de imagens que se interligam, é bonito, gracioso, mas pode ser um problema se você não souber usar estrategicamente

Exemplos de feed organizados:

Lu.Levy

Tudo Orna

Abuzzidigital

Quanto às imagens, escolha um estilo que combine com você e que passe a mensagem de forma clara e objetiva. Não adianta uma imagem bonita com fontes exuberantes, se não comunica nada.

Atente-se às legendas e ao título (que geralmente fica na imagem) para que ambos se conversem, produza conteúdos que despertem interesse, informem e entretenham seu público.

Stories

Queridinho do momento, os Stories dominam grande parte do tempo da audiência e também é o “grande vilão” do bloqueio criativo.

O que postar?

O que NÃO postar?

Mostro meu dia a dia ou não?

Em tradução, stories nada mais são que histórias, no caso, histórias breves levando em conta que elas ficam apenas 24 horas no ar. Pensando dessa forma, podemos começar a nichar:

  1. Seu perfil é profissional ou pessoal?
  2. Qual imagem você quer passar com os seus stories?
  3. Qual a história do seu dia?
  4. Quais projetos você está envolvida? Pode mostrá-los?
  5. Você é nômade digital? Que tal mostrar os locais diferentes que trabalha?
  6. Quem é o seu público? O que ele quer ver?

 

O que postar:

  1. Dia a dia profissional;
  2. Dicas rápidas  – máximo de 5 stories;
  3. Dica de leitura ou uma parte do livro que está lendo;
  4. Aula que está fazendo;
  5. Encontro com o cliente com um pequeno resumo;
  6. Dificuldade do dia e como a resolveu;
  7. Foto de um prato que provou ou dieta que está fazendo e que está te ajudando no seu dia a dia;
  8. Novidade do dia;
  9. Stories do ambiente em que está trabalhando;
  10. Escolha temas semanais e fale sobre eles em imagens, stories e vídeos.
  11. Use os sticks ao seu favor, faça perguntas, use a contagem regressiva para um acontecimento ou live, faça enquetes e descubra o que o seu público gosta.

 

Lives

Outro ponto que gera muitas dúvidas no pessoal: quais e quantas lives eu devo fazer?

Olha, quantidade não é qualidade. Lives são ótimas para interagir em tempo real e gerar proximidade com o seu público e caso se sinta insegura pode chamar mais uma pessoa para participar e fazerem uma colab sobre assuntos diversos durante a live.

O que eu posso fazer:

  1. Lives de perguntas e respostas
  2. Lives colabs com outros profissionais
  3. Use o assunto do momento ao seu favor e faça uma live comentando sobre e gerando conversas com o seu público

IGTV

O calouro do Instagram chegou tímido e tropeçando, mas afirmo que está ganhando força  principalmente por conta da atualização que permite que você compartilhe uma parte do vídeo no feed e ele gera um “botão” que permite que a pessoa vá até o IGTV e você ganhe audiência.

Para contas não verificadas ele permite vídeos de até 10 minutos e POR FAVOR respeite o meio e faça o bendito na vertical, há sim contas que o deixam na horizontal e a pessoa que se vire para assistir do melhor jeito. Mas é ideal que se respeite o formato para que a experiência seja a melhor para o usuário. O máximo que aconselho são os vídeos no formato quadrado que não prejudicam tanto e ainda ficam visualmente agradável aos olhos.

O que gravar:

  1. Dicas para facilitar o dia a dia e ferramentas;
  2. Novidades do mercado;
  3. Você pode fazer uma colab com um outro profissional estilo entrevista ou bate papo;
  4. Vídeos tutoriais são bem vindos;
  5. Niche um assunto específico e grave sobre ele;
  6. É especialista em um segmento ou ferramenta? Grave sobre.

 

Confira aqui 3 motivos para usar o IGTV na sua estratégia de Marketing!

Ufa! Falei demais. Viu como não é difícil? Mas sei como é ficar no limbo criativo.

E aqui fica mais “uma” dica geralzona pra você: seja objetiva, específica e direta, você não precisa fazer uma introdução gigantesca para entrar no assunto, fica cansativo e não prende ninguém. Use o bom humor, seja simpática e firme no que está falando. Evite palavras como “acho” e “minha opinião” a não ser que sejam necessárias, muitos as utilizam por não terem certeza  e dá pra perceber.

Ficou com alguma dúvida ou faltou alguma coisa?

Deixe aqui nos comentários que responderemos todos!

  • Ver +

Designer há 8 anos e se aventurando no mundo do Digital há 3 anos. Graduada em Publicidade e Propaganda, cursa Psicanálise para entender a mente humana e seus anseios e necessidades. Acredita que a publicidade pode ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor e encontrou o seu novo amor no marketing de conteúdo. É viciada em papelaria e em hambúrguer, ama gatos e rock n roll.

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com