Existem diversas maneiras de trabalhar as datas comemorativas de forma estratégica para melhorar os resultados do seu negócio, mas não existe uma fórmula pronta a ser seguida.

 

O mercado turístico de lazer é composto por pessoas que compartilham uma necessidade ou desejo específico em comum – fazer turismo.  É comum nessa atividade, que a demanda turística nas regiões seja maior ou menor em determinados períodos, gerando um dos principais desafios de quem atua nesse segmento: a sazonalidade.

Uma das possibilidades de amenizar o problema da sazonalidade é investir em ações de marketing digital, como por exemplo, criar campanhas para datas comemorativas nos períodos de menor demanda.

Pensando em empresas do setor de turismo que ainda não despertaram para a possibilidade de melhorar seus resultados com as datas comemorativas, separei 3 dicas de marketing digital para essas ocasiões.

 

#1- Procure um profissional e faça um planejamento estratégico de marketing digital

 

As datas comemorativas, como o próprio nome sugere,  são aquelas para se memorar com outros ou lembrar juntos. Para empresas do segmento de turismo de lazer, são verdadeiras oportunidades para vender mais; já que viajar é uma das melhores formas de marcar bons momentos junto com familiares, amigos ou apenas o casal.

Algumas datas comemorativas, naturalmente, têm um forte apelo comercial no turismo, como por exemplo, o réveillon, o carnaval e a páscoa; o que leva a maioria das empresas a negligenciar o planejamento estratégico de marketing digital na hora de pensar em ações para essas ocasiões.

Mas negligenciar o planejamento pode ser arriscado, uma vez que planejar envolve a análise do contexto atual, ajudando no direcionamento para o futuro e traçando metas para atingir objetivos; como por exemplo, aumentar as vendas em períodos de baixa demanda.

Além disso, um bom planejamento estratégico de marketing digital, por meio de uma análise macro e microambiental, ajuda a identificar ameaças e a antecipar ações em momentos de crise.

Um bom exemplo disso, foi o impacto causado pela crise econômica da Argentina no setor de turismo brasileiro. O país vem sofrendo problemas decorrentes da chamada era Kirchner (2003-2015) e em 2018, teve a maior queda de sua moeda do que qualquer outra neste ano.

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Fonte: Getty Images

Apesar da Argentina ser o principal emissor de turistas para o Brasil, seguido dos Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai; para quem vinha acompanhando esse mercado e antecipou ações de marketing digital pensando também em outros públicos, essa queda no número de turistas pôde ser amenizada.  

 

#2- Identifique as datas comemorativas e pense estrategicamente

 

É sempre bom lembrar que em tempos de crise e de concorrência acirrada entre os destinos turísticos e entre empresas do segmento, acreditar que as datas comemorativas se “vendem sozinha”, significa pôr em risco a própria lucratividade da empresa.

Dessa forma, comece identificando as datas que são comemoradas universalmente ou regionalmente e pense estrategicamente em qual delas irá focar e o público que pretende atingir.

Por exemplo,  a Páscoa é uma data importante para hotéis e pousadas, principalmente pelo número de dias do feriado.

O problema: com a crise no mercado emissor argentino, crise econômica nacional, a ampla concorrência com imobiliárias e o boom das plataformas digitais de aluguel de imóveis; muitos hotéis e pousadas estão tendo dificuldade nas vendas.

 

A estratégia nº1- Busque públicos diferentes. Pense em quais novos públicos você poderia atingir com suas campanhas de marketing digital. Uma saída, seria criar uma campanha com segmentação para o Uruguai; lembrando que nesse país, nos sete dias que antecedem a Páscoa, acontece  a semana do turismo, onde esse público busca o lazer com a família em destinos turísticos mais longínquos.

O que fazer: Crie uma campanha de Facebook ADS com segmentação específica para o público que pretende atingir.

 

A estratégia nº2- Aumente os benefícios do produto turístico e comunique isso para seus clientes. Algumas empresas do trade turístico tem buscado  a fidelização de clientes aumentando os benefícios de seus produtos. As estratégias variam de:

  • Cartão fidelidade com descontos para quem já é hospede.

 

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Fonte: Mirante do Café

  • Brindes em datas comemorativas, como doces na páscoa, kit folia no carnaval e programação especial.

 

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Fonte: Hotel Querência

  • Ou ainda o pagamento de taxas obrigatórias de turismo no período.

 

O importante é que, ao traçar suas estratégias, você considere o que é valor ou benefício para o seu cliente. Limitar a sua estratégia em baixar preços, no atual cenário onde as margens de lucratividade estão cada vez menores, pode não ser a melhor alternativa para o seu negócio.  

O que fazer: Depois de formulada a estratégia, a comunicação pode ser feita por newsletter, envio de mensagem por WhatsApp e divulgação nas redes sociais com campanhas segmentadas para quem já é cliente.

 

#3- Esteja atento ao comportamento do consumidor

 

Relacionado a essas duas dicas anteriores, é  importante destacar que a oferta turística e hoteleira não deve considerar somente os aspectos tangíveis e os bens materiais. 

De acordo com o relatório do Euromonitor, que apresenta as “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019”, setores que geram “emoção”, como turismo e alimentação fora do lar, estão diretamente envolvidos com tendência de inovação das marcas para atrair compradores mais inquisitivos, uma vez que “todos são especialistas”.

Com a rapidez da informação e o compartilhamento de experiências em tempo real, as empresas do segmento turístico precisam “lidar com os desejos de seu público-alvo e satisfazê-los com estratégias de marketing em múltiplas plataformas que lembrem o consumidor de sua importância e individualidade”.

Esse novo comportamento do consumidor mostra que não basta usar as redes sociais para divulgar os tradicionais pacotes de datas comemorativas. Assim, a personalização dos produtos turísticos e a maneira como serão ofertados são aspectos essenciais para o sucesso de qualquer estratégia.

Então, invista em ações que tenham uma comunicação mais direta e assertiva com o seu público-alvo; ofertando algo que realmente tenha valor para ele. Para isso, seja criativo e empático.

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Fonte: Ecoparkhotel.

Acima, um exemplo de campanha de dia das mães com jantar italiano como bonificação.

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Mestra em Gestão de Design, especialista em design estratégico pela UFSC e designer de produtos pelo IFSC, presta consultoria e serviços de design e marketing digital no segmento turístico desde 2008.
Desenvolve projetos para associações como a Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, e Convention & Visitors Bureau Costa Esmeralda, abrangendo a região de Bombinhas, Porto Belo e Itapema.
Em 2017, foi selecionada como finalista representando a região sul no desafio SEBRAE de startups para o turismo.

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