Para ter uma marca forte, amada, admirada, repleta de defensores e rica, é preciso investir alguns esforços em uma comunicação assertiva.

Só que eu vou te falar uma coisa que pode doer: não é postando mil fotos de produtos, esperando que as pessoas comprem, que isso vai acontecer só porque você quer, linda.

Não estou dizendo que isso nunca fará você vender, estou dizendo que esse ato contém ZERO estratégias, o que torna tudo mais difícil.

Sabe quando a gente encontra o crush no Tinder, rola um match e marcamos para dar um rolê. Então, o que você acha de pedir essa pessoa em namoro no primeiro encontro depois de uma tarde de conversa? Beeem estranho. Pode rolar? Claro que sim, nem vou te julgar por isso. Mas confia em mim, ainda assim será incomum.

Essa historinha não foi pra te enrolar, foi pra dizer que é exatamente assim que funciona o mundo dos negócios. A pessoa está pelo Instagram e de repente vê um anúncio da sua loja. Ela não estava procurando nenhum relacionamento sério neste momento (não estava procurando nada para comprar), e dá um match com você (começa a seguir o Instagram da loja), mas você só posta produto, não cria nenhum relação de confiança e paixão e quer que a pessoa ainda namore com você (compre um produto). Vai rolar?

Vou te dar 4 dicas pro seu crush se apaixonar pela sua marca através dos Instagram Stories:

1. Comunique o seu propósito, não o seu produto.

Existem muitas pessoas no mundo que fazem o mesmo que você, vendem o mesmo que você ou no mínimo possuem um produto substituto para a sua solução. Não precisa se desesperar, a saída disso é comunicar algo que só você tem, você, sua história, sua visão de mundo, suas experiências, seus sonhos, valores e princípios.

Como fazer isso:

– Primeiro entenda quem é a sua marca e os motivos dela existir, e encontre o seu propósito;

– Encontre como fazer a associação do seu produto como seu propósito;

– Comunique seu propósito e o universo associativo que o permeia, incluindo o seu produto;

Dessa forma você poderá criar maiores associações a sua marca, sempre que alguém ver algo que pareça com você vai lembrar que você existe, poderá te gerar indicações, leads e até novos clientes, e comprará de você porque concorda com o seu universo e não vai te trocar por quem oferecer o produto por um preço menor.

 

2. Como comunicar o propósito nos Stories.

Para facilitar nossa conversa vou te dar um exemplo prático. Um bar na beira da praia, que podia ser como qualquer outro e decidiu comunicar o seu propósito: “Proporcionar momento de partilha, alegria e relaxamento entre amigos”.

O que este bar pode comunicar: Cerveja, petiscos de peixe e uma caldeirada com camarão? Sim, também, são os produtos.

– Um boomerang com amigos dançando ao som de uma bandinha de reggae ao pôr do sol;

– Um ao vivo de uma música da bandinha de reggae, iniciando o show naquele fim da tarde belíssimo;

– Foto de uma rede com alguém deitado de frente pra praia admirando a paisagem;

– Dicas de como se proteger do sol, hidratação, fotos na areia, no por do sol;

-Um superzoom do garçom entregando uma longneck a alguém que está em uma mesa com vários amigos;

 

3. Crie Relação:

Não há ninguém no mundo que possa te auxiliar mais que o seu próprio cliente. Aproveite que estamos na era da redes SOCIAIS e socialize. Use o recurso PERGUNTAS e ENQUETES para saber o que o seu cliente está querendo. Vou te dar um guia para facilitar:

-Faça pesquisas de satisfação sobre atendimento e produto: “Você já assistiu um show da nossa Banda de Reggae no sábado a tarde?”, “Curtiu nosso luau de carnaval?”

-Pergunte quais são os produtos favoritos dos cliente, e porque ele não gosta tanto assim dos outros, e se ele já comprou o produto: “O que achou da nossa nova Caldeirada? Já provou?”

-Pergunte quais assuntos ele tem interesse que você aborde: “Curtiu nossas dicas de fotos no pôr do sol? O que mais quer ver por aqui?”

 

Use sua imaginação para conversar mais com os clientes, é importante que essas perguntas não sejam colocadas de forma tão séria e sim como se fossem uma conversa, não deixe ele se sentir usado e sim ouvido.

 

4. O faça lembrar:

Use o recurso CONTAGEM REGRESSIVA para avisá-lo de algum acontecimento importante da sua marca, assim ele poderá acompanham o momento que ocorrerá.

Como funciona o recurso:

Você cria uma publicação e inclui o recurso na postagem colocando a hora do acontecimento, o seguidor poderá solicitar para ser avisado quando este tempo acabar.

-Use para avisar sobre uma live, um lançamento de curso, de promoção, de evento, de produtos: “Faltam 2 dias para o nosso luau de Carnaval!”

 

Para criar paixão e amor é preciso conversar e criar relações. E relações são trocas e intenções baseadas no nosso propósito.

Sempre que for fazer qualquer coisa no seu negócio, pense se você está entregando o que você se propôs com essa empresa. O propósito tem mais a ver com suas crenças e princípios, o seu produto é apenas UM dos meios pelo qual você entrega isso.

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Estrategistas em Branding, Turismóloga e Pós-graduanda em Marketing Digital, Negócios e Estratégias. Atua com Consultorias, Treinamentos e Mentoreamentos para Marcas Pessoais e Empresariais voltadas para Negócios com Propósito, com domínios nas área de Comunicação , Gestão de Marca e Produção Cultural. Com visão estratégica e inventiva, gosta de propor e movimentar novas ideias e maneiras de fazer o já habitual. Apaixonada por inovação e por melhorar a experiência e interação do cliente, gosta de aprender com o outro e ensinar o que já sabe.

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