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A construção de personas é uma das partes mais importantes no desenvolvimento de um planejamento estratégico e é também uma das que geram mais dúvidas entre os profissionais de comunicação. Há diversas estratégias que podem auxiliar nesse processo.

Hoje, eu gostaria de ressaltar uma dica bem simples que pode ser crucial para a criação de uma persona efetiva.

Quando vamos desenvolver um planejamento para uma empresa que já possui seu serviço em andamento, ou seja, que não está se lançando no mercado naquele momento, muitas vezes nos esquecemos que uma das grandes chaves para entendermos com quem aquela marca fala/convive/vende está justamente em ouvir quem já lida com os clientes de forma mais direta.

Por exemplo, em uma loja de roupas, o ideal seria marcar um bate papo com os atendentes. Eles é que poderão nos contar um pouco mais do perfil de consumidores mais frequentes.

Às vezes, os sócios da loja sabem nos passar informações sobre o ticket médio, quais são os produtos mais rentáveis, como tem sido o lucro mensal, quanto pretendem vender no próximo ano, mas a parte, digamos, social, fica por conta dos que estão na linha de frente, em contato direto com o público. E esse é um tesouro que está ali ao nosso alcance.

Portanto, na hora de construir personas, lembre-se de não se ater somente às pesquisas exteriores e aos prospects que os donos almejam ter, mas também em dar atenção aos clientes que já existem e que podem nos dar um norte certeiro sobre qual caminho seguir.

 

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Relações Públicas, pós-graduada em Produção em Mídias Digitais.
Consultora em marketing digital e sócia-fundadora da agência Mafalda Comunica.
Atua na área há oito anos e já ministrou diversas palestras e cursos sobre marketing digital.

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